A melhor forma de conhecer Portugal é através de duas coisas: a sua cultura e a sua gastronomia. Para além de ser conhecido pelas suas praias e costa, bem como pela sua rica história, Portugal é também conhecido pela sua comida saudável.

De facto, é conhecido por vários pratos tradicionais que são únicos no país. Se está a planear uma viagem a Portugal e ao Algarve, vai querer experimentar alguns destes famosos pratos e os vinhos que melhor os harmonizam.

 

Sardinhas

As sardinhas são um alimento básico nas casas portuguesas, especialmente no Algarve, sendo um ícone num país com uma boa parte da costa atlântica e uma cozinha fortemente influenciada por todos os tipos de marisco.

Diferente de outros peixes deliciosamente populares como o atum ou o salmão, a sardinha pode referir-se a uma variedade de espécies de peixes da família do arenque. Com o seu sabor nitidamente salgado e salgado, estes pequenos peixes podem ser uma adição excitante a uma refeição, se conseguir aguentar o seu sabor.

Os portugueses comem as suas sardinhas grelhadas e servidas inteiras, com a pele ligeiramente tostada e quase caramelizada. Numa mistura inebriante de sensações doces, fumadas e salgadas. O uso da faca e do garfo é opcional, mas verá as pessoas pegarem nas sardinhas pela cabeça e pela cauda e roerem o meio. Da mesma forma, vê-se uma sardinha colocada numa fatia de pão e comida com pequenas mordidelas, deixando mais uma vez as vísceras e a espinha em paz. Depois, os restos indesejáveis são empurrados para fora do pão e este terá absorvido todos os deliciosos óleos do peixe.

Harmonizar com vinho branco: Diálogo Verdelho 2019

 

 

 

Bacalhau

O bacalhau é o peixe mais comum no Algarve. Diz-se que há tantas receitas de bacalhau quantos os dias do ano. De facto, as receitas com bacalhau são inúmeras. O bacalhau, que ganhou a alcunha de fiel amigo em Portugal, está profundamente ligado à herança portuguesa, à cultura e à gastronomia local.

A maioria das receitas portuguesas de bacalhau são preparadas com produtos populares e comuns da terra portuguesa, nomeadamente batatas, cebolas e alhos, azeite e ovos, mas também podemos identificar algumas especificidades de acordo com as regiões portuguesas.

Uma das formas mais populares de os portugueses comerem bacalhau é num aperitivo chamado “pastéis de bacalhau”. Um prato que é feito com batatas, ovos, bacalhau desfiado, cebola e salsa e pode ser apreciado como refeição ou como lanche a qualquer hora do dia.

Harmonizar com vinho branco: Grace Viognier 2020

 

Queijo & Charcutaria

Enquanto o marisco é uma grande parte da história culinária do litoral algarvio, o interior do Algarve está mais focado em carnes e enchidos. Ao longo do ano, realizam-se vários festivais de enchidos, incluindo a Festa das Chouriças, que tem lugar em janeiro, em Querença, e a Feira dos Enchidos, que normalmente tem lugar em março, em Monchique.

O Algarve é conhecido pelos seus belos queijos regionais (que podem ser cremosos, moles, curados ou consistentes e com intensidades de sabor variadas) e pela charcutaria aromática (os enchidos e o tradicional chouriço são de prova obrigatória), pelo que não é de estranhar que possam ser encontrados em abundância e muitas vezes na boa companhia de um vinho tinto regional.

Harmonizar com vinho tinto: Diálogo Tinto 2014

 

 

 

Cozido à Portuguesa

O cozido à portuguesa é um prato tradicional português composto por uma grande variedade de ingredientes cozinhados em água abundante: diferentes tipos de “verduras” (couve, repolho, tronchuda, etc.), arroz, batatas, feijão, nabos, cenouras, chouriço, farinheira, moura, etc., outros tipos de carne (normalmente de porco) e, por vezes, pedaços de frango.

Embora não tenha um aspeto muito bonito, o sabor e a riqueza do prato são saborosos e deliciosos. O prato é originário da região da Beira, no centro-norte de Portugal, a norte de Lisboa, mas trata-se de uma cozinha rústica portuguesa generalizada, concebida em parte para utilizar retalhos de carne baratos. É comida sem sentido, apresentada de uma forma sem sentido.

Harmonizar com vinho tinto: Grace Touriga Franca 2017

 

 

Vinho do Algarve

O Algarve possui algumas das melhores indústrias de produção de vinho do mundo. As condições climatéricas e a qualidade da terra são excelentes e perfeitas para a produção de muitas variedades de uvas de qualidade superior (tanto de vinho branco como de vinho tinto). Se estiver a viajar para o Algarve, não pode deixar de visitar a Quinta dos Vales (a mais antiga propriedade vinícola da região) e provar os seus fantásticos vinhos numa gama que varia entre 15 castas diferentes.

Caso não esteja de visita tão cedo, a Quinta dos Vales tem também uma loja online que envia vinho para todo o mundo, levando o vinho português de alta qualidade para o conforto da sua casa. Compre aqui: Vinho Quinta dos Vales.

 

Este artigo foi originalmente publicado em: Portugal Resident