O seu email foi registado. Obrigado.

História

História

As raízes mouras de Estombar e os primeiros anos da Quinta dos Vales.

A pitoresca vila de Estômbar, lar da Quinta dos Vales, é uma das freguesias mais antigas do Algarve. Sanabus, seu nome durante a ocupação árabe, constituiu um importante centro para o interior devido ao castelo Abenabace, capturado pelas tropas de D. Sancho I em 1191.

Um dos mais intrigantes vestígios desse passado na quinta vitícola é um antigo poço com 30 metros de profundidade e 80 degraus, esculpidos na pedra e no solo, que o levam até ao nível da água. Um poço semelhante encontrado nas proximidades também é tema de muitas histórias e lendas. De acordo com o folclore local ambos podem ter sido descobertos pelo mouros e diz-se que a partir destes, juntamente com os outros em Estômbar, estendiam-se profundos túneis subterrâneos para a antiga capital árabe Xelb, hoje conhecida como Silves, situada a 10 km.

Até ao final do século 20, Estômbar era um centro económico muito próspero, ganhando importância e riqueza com o desenvolvimento da indústria do sal e do comércio relacionado com o Rio Arade.

As primeiras vinhas foram plantadas na propriedade na década de 1980 por uma família rica de industriais portugueses, pouco tempo depois a vinícola foi fundada. Com vendas de vinho a granel em toda a década de 1990, os primeiros vinhos comerciais foram lançados em 2003. A moradia de 4 Estações e a piscina na Casa Margarida foram as primeiras infra-estruturas do terreno.

Saltando no tempo para 2006, quando o actual proprietário, Karl Heinz Stock, comprou a vinícola, chegamos à altura na qual a propriedade assumiu a sua actual grandiosidade. Em 2007 foram feitas reformas extensas com um grande investimento em equipamentos, «know-how» e infra-estruturas de habitação. O objetivo deste projeto de modernização em grande escala era permitir total controlo e precisão no nosso processo de produção de vinho e atualizar toda a propriedade com padrões elevados. E o trabalho não terminou aí. Dada a sua popularidade crescente como um local de eventos, o proprietário decidiu construir uma segunda instalação de eventos maior, perto da área dos animais. E quem sabe o que o futuro reserva para esta promissora propriedade de vinho. Só o tempo o dirá.

Contacte-nos agora!